Olá
queridos!
Os
links abaixo estão relacionados alguns links que lhes ajudarão e
direcionarão na busca e pesquisa de conteúdos relacionado ao nosso
tema, violência doméstica:
1.
Leve os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que
usem seus computadores.
2.
Como introdução à temática, apresente aos alunos o vídeo
"Violência,
Comunidade e Escola”,
da TV Escola, que mostra a questão da violência urbana.
O
objetivo é sensibilizar os alunos para a violência em geral,
focalizando posteriormente, para a violência de gênero.
Duração:
30 minutos.
Disponível
em:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4793.
Acesso em 31 de outubro de 2013.
Terminada
a apresentação do vídeo, dialogar com os alunos sobre a violência
e suas consequências.Identifique com os alunos, neste momento,
informações sobre a violência de gênero no vídeo (identificar a
presença da violência urbana contra a mulher no vídeo, dados
estatísticos no mundo e no Brasil etc.).
Imagem
disponível
em:http://ensaiosdegenero.files.wordpress.com/2012/07/homens-x-mulheres-superinteressante-3.jpg?w=287&h=300.
Acesso em 14 de novembro de 2013.
Na
sequência, faça umbrainstorm
(tempestade
de ideias) a respeito de profissões de mulheres e profissões de
homens. Escreva no quadro as seguintes palavras, formando duas
colunas:
M U L H E R |
H O M E M |
2.
Solicite que os alunos digam quais profissões são de mulher e quais
são de homem. Ao final, com as duas colunas completas, pergunte aos
alunos:
a.
Existem profissões que são exclusivamente de mulheres? Quais?
b.
Existem profissões que são exclusivamente de homens? Quais?
c.
As mulheres são mais bem preparadas para algumas profissões? Por
quê? E os homens, para quais profissões são melhores preparados?
d.
Mulheres são mais vítimas de violência do que os homens? Por quê?
O
objetivo é iniciar uma reflexão sobre as diferenças entre homens e
mulheres por vezes impostas pela sociedade. Historicamente, a mulher
tem sido submissa e subjugada pelas sociedades desde a Antiguidade.
Na Grécia, por exemplo, mulheres não tinham participação na vida
política da sociedade por não serem consideradas cidadãs. Até os
dias de hoje, encontram-se, em várias sociedades (mulçumanos,
palestinos, indianos etc.) mulheres em situação de submissão alvos
de violência masculina (física, psicológica, sexual).
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