sábado, 14 de janeiro de 2017

P13 - Atividades: Multidisciplinar

Olá queridos!
Os links abaixo estão relacionados alguns links que lhes ajudarão e direcionarão na busca e pesquisa de conteúdos relacionado ao nosso tema, violência doméstica:
1. Leve os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que usem seus computadores.
2. Como introdução à temática, apresente aos alunos o vídeo "Violência, Comunidade e Escola”, da TV Escola, que mostra a questão da violência urbana.
O objetivo é sensibilizar os alunos para a violência em geral, focalizando posteriormente, para a violência de gênero.
Duração: 30 minutos.
Disponível em:
Terminada a apresentação do vídeo, dialogar com os alunos sobre a violência e suas consequências.Identifique com os alunos, neste momento, informações sobre a violência de gênero no vídeo (identificar a presença da violência urbana contra a mulher no vídeo, dados estatísticos no mundo e no Brasil etc.).




Na sequência, faça umbrainstorm (tempestade de ideias) a respeito de profissões de mulheres e profissões de homens. Escreva no quadro as seguintes palavras, formando duas colunas:


M U L H E R

H O M E M













2. Solicite que os alunos digam quais profissões são de mulher e quais são de homem. Ao final, com as duas colunas completas, pergunte aos alunos:
a. Existem profissões que são exclusivamente de mulheres? Quais?
b. Existem profissões que são exclusivamente de homens? Quais?
c. As mulheres são mais bem preparadas para algumas profissões? Por quê? E os homens, para quais profissões são melhores preparados?
d. Mulheres são mais vítimas de violência do que os homens? Por quê?

O objetivo é iniciar uma reflexão sobre as diferenças entre homens e mulheres por vezes impostas pela sociedade. Historicamente, a mulher tem sido submissa e subjugada pelas sociedades desde a Antiguidade. Na Grécia, por exemplo, mulheres não tinham participação na vida política da sociedade por não serem consideradas cidadãs. Até os dias de hoje, encontram-se, em várias sociedades (mulçumanos, palestinos, indianos etc.) mulheres em situação de submissão alvos de violência masculina (física, psicológica, sexual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidor, é um prazer em tê-los conosco. Deixe seu comentário.

Eu sou contra e você?

Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.... Frase de Mahatma Gandhi.

Bem-vindos!

Caminhar sem deixar desordem por onde passar, é mostrar que tem a sabedoria daqueles que serão sempre bem vindos ao retornarem.