HISTÓRIA
1
William
convidou Suzana para passear. Conversaram um pouco, lancharam e
William a convidou para ir a um motel, dizendo que ele tinha dinheiro
para passarem algumas horas lá. Suzana disse que sim. Eles foram
para o motel e começaram a se beijar. William começou a tirar sua
roupa. Mas Suzana disse a ele que não queria transar. William ficou
furioso. Disse a ela que havia gastado muito dinheiro com o quarto, e
falou: “O que é que os meus amigos vão dizer?” Ele queria
forçar uma barra para convencê-la.
Pontos
para a discussão:
1)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
2)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas.
3)
Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4)
Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer
algum tipo de violência? Por quê?
5)Quais
os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em
quais os contextos de ocorrência?
6)
Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo)
de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias:
física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que
os grupos façam essas associações com as respectivas histórias
apresentadas.
7)
Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o
tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8)
O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa
que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9)Descrever
uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa
para o grupo.
10)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o
caso.
HISTÓRIA
2
Susana
tem um filho de 11 anos, Henrique, que é muito criativo e cheio de
energia. Entretanto, ele está sempre tendo problemas na escola por
uma coisa ou outra. O marido de Susana, João, geralmente a culpa
pelo mau comportamento do filho, dizendo que ela gasta muito tempo em
seu trabalho, quando deveria estar em casa, cuidando de Henrique. Um
dia, Susana e seu marido entraram em uma discussão e ele bateu nela.
Machucada e nervosa, Susana deu uns tapas em Henrique, dizendo que
ele era um filho ingrato que só lhe trazia problemas.
Pontos
para a discussão:
1)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
2)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas.
3)
Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4)
Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer
algum tipo de violência? Por quê?
5)
Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E
em quais os contextos de ocorrência?
6)
Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo)
de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias:
física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que
os grupos façam essas associações com as respectivas histórias
apresentadas.
7)
Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o
tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8)
O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa
que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
10)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o
caso.
HISTÓRIA
3
Maria
namora Ricardo há poucos meses. Recentemente, Ricardo começou a
questionar o seu comportamento. Ele sempre pergunta a Maria com quem
ela conversa na aula, por que ela não estava em casa quando ele
ligou e por que ela passa parte do seu dia conversando com suas
amigas, quando poderia estar com ele. Maria tenta não dar muita
atenção a estes comentários, mas ultimamente Ricardo tem falado de
forma rude e muito nervoso. Tem xingado e gritado com ela nos
corredores da escola e depois pede desculpas. Na noite passada, ele
bateu nela. Ele diz que está chateado porque ele a ama, mas ela “o
deixa louco” de ciúmes.
Pontos
para a discussão:
1)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
2)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas.
3)
Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4)
Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer
algum tipo de violência? Por quê?
5)Quais
os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em
quais os contextos de ocorrência?
6)
Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo)
de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias:
física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que
os grupos façam essas associações com as respectivas histórias
apresentadas.
7)
Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o
tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8)
O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa
que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
10)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o
caso.
HISTÓRIA
4
Fernanda
mal tinha começado o Ensino Médio quando conheceu João. Ele era
diferente dos outros caras que ela já tinha conhecido. Foi o
primeiro amor da vida dela e ela queria passar todo seu tempo livre
com ele. Parou de sair com suas amigas e as suas notas caíram. Ela
estava mentindo constantemente para seus pais sobre com quem estava
e, por isso, não poderia vê-lo o tempo todo. Ele era muito ciumento
e Fernanda não poderia ter nenhum amigo homem sem que ele ficasse
com raiva. Depois de saírem por dois meses, eles começaram a brigar
muito porque ela não queria transar com ele. Um dia eles tiveram uma
briga feia e ele bateu nela.
Pontos
para a discussão:
1)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
2)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas.
3)
Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4)
Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer
algum tipo de violência? Por quê?
5)
Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E
em quais os contextos de ocorrência?
6)
Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo)
de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias:
física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que
os grupos façam essas associações com as respectivas histórias
apresentadas.
7)
Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o
tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8)
O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa
que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
10)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas. Identificar
decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA
5
Ana
tem 21 anos de idade e mora numa cidade turística. No ano passado,
ela conheceu um estrangeiro, banqueiro, com quem começou a namorar.
Ela não contou sobre o namoro para sua família. Apesar de ser mais
velho, ela gostava de sair com ele, especialmente quando ele levava
para restaurantes caros e boates chiques. No fim de sua viagem, ele a
convenceu a acompanhá-lo a seu país de origem. Ele prometeu que
seria fácil conseguir um emprego, e Ana aceitou o convite. Depois de
chegar lá, ele imediatamente pegou seu passaporte e mostrou-se
extremamente controlador, e às vezes fisicamente agressivo. Ela
também descobriu que ele não era banqueiro e que não tinha muito
dinheiro. Ana se sentiu muito isolada, sem amigos ou família e sem
conhecer a língua local. Ele a pressionou para trabalhar como
stripper, um trabalho duro, e que incluía ofertas diárias para se
prostituir.
Pontos
para a discussão:
1)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
2)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas.
3)
Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4)
Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer
algum tipo de violência? Por quê?
5)
Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E
em quais os contextos de ocorrência?
6)
Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo)
de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias:
física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que
os grupos façam essas associações com as respectivas histórias
apresentadas.
7)
Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o
tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8)
O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa
que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9)
Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto
significa para o grupo.
10)
Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as
consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das
histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o
caso.
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