sábado, 14 de janeiro de 2017

P14 - Atividades: História

HISTÓRIA 1
William convidou Suzana para passear. Conversaram um pouco, lancharam e William a convidou para ir a um motel, dizendo que ele tinha dinheiro para passarem algumas horas lá. Suzana disse que sim. Eles foram para o motel e começaram a se beijar. William começou a tirar sua roupa. Mas Suzana disse a ele que não queria transar. William ficou furioso. Disse a ela que havia gastado muito dinheiro com o quarto, e falou: “O que é que os meus amigos vão dizer?” Ele queria forçar uma barra para convencê-la.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5)Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9)Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 2
Susana tem um filho de 11 anos, Henrique, que é muito criativo e cheio de energia. Entretanto, ele está sempre tendo problemas na escola por uma coisa ou outra. O marido de Susana, João, geralmente a culpa pelo mau comportamento do filho, dizendo que ela gasta muito tempo em seu trabalho, quando deveria estar em casa, cuidando de Henrique. Um dia, Susana e seu marido entraram em uma discussão e ele bateu nela. Machucada e nervosa, Susana deu uns tapas em Henrique, dizendo que ele era um filho ingrato que só lhe trazia problemas.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5) Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 3
Maria namora Ricardo há poucos meses. Recentemente, Ricardo começou a questionar o seu comportamento. Ele sempre pergunta a Maria com quem ela conversa na aula, por que ela não estava em casa quando ele ligou e por que ela passa parte do seu dia conversando com suas amigas, quando poderia estar com ele. Maria tenta não dar muita atenção a estes comentários, mas ultimamente Ricardo tem falado de forma rude e muito nervoso. Tem xingado e gritado com ela nos corredores da escola e depois pede desculpas. Na noite passada, ele bateu nela. Ele diz que está chateado porque ele a ama, mas ela “o deixa louco” de ciúmes.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5)Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 4
Fernanda mal tinha começado o Ensino Médio quando conheceu João. Ele era diferente dos outros caras que ela já tinha conhecido. Foi o primeiro amor da vida dela e ela queria passar todo seu tempo livre com ele. Parou de sair com suas amigas e as suas notas caíram. Ela estava mentindo constantemente para seus pais sobre com quem estava e, por isso, não poderia vê-lo o tempo todo. Ele era muito ciumento e Fernanda não poderia ter nenhum amigo homem sem que ele ficasse com raiva. Depois de saírem por dois meses, eles começaram a brigar muito porque ela não queria transar com ele. Um dia eles tiveram uma briga feia e ele bateu nela.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5) Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 5
Ana tem 21 anos de idade e mora numa cidade turística. No ano passado, ela conheceu um estrangeiro, banqueiro, com quem começou a namorar. Ela não contou sobre o namoro para sua família. Apesar de ser mais velho, ela gostava de sair com ele, especialmente quando ele levava para restaurantes caros e boates chiques. No fim de sua viagem, ele a convenceu a acompanhá-lo a seu país de origem. Ele prometeu que seria fácil conseguir um emprego, e Ana aceitou o convite. Depois de chegar lá, ele imediatamente pegou seu passaporte e mostrou-se extremamente controlador, e às vezes fisicamente agressivo. Ela também descobriu que ele não era banqueiro e que não tinha muito dinheiro. Ana se sentiu muito isolada, sem amigos ou família e sem conhecer a língua local. Ele a pressionou para trabalhar como stripper, um trabalho duro, e que incluía ofertas diárias para se prostituir.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5) Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.

10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.

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Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.... Frase de Mahatma Gandhi.

Bem-vindos!

Caminhar sem deixar desordem por onde passar, é mostrar que tem a sabedoria daqueles que serão sempre bem vindos ao retornarem.