Atividade
1
Dando
prosseguimento as atividades, o professor deverá pedir para que as
duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por
exemplo) o significado da palavra “Violência”.
Violência:
1.
Qualidade de violento.
2.
Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto,
impetuosidade.
3.
Ação violenta.
4.
Opressão, tirania.
5.
Intensidade.
6.
Veemência.
7.
Irascibilidade.
8.
Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência
de pessoa ou coisa.
9.
Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma
pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Fonte:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=viol%EAncia
. Acessado
em: 26
dez.
2016.
Em
seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à
vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão.
É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de
forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação
de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência
física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é
afetada. Além disso, o professor poderá questionar os alunos em
quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente
observada (exemplos: família, escola etc.).
Desta
forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o
professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões
disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro
de Discussão:
-
O que vocês acham da Violência no contexto escolar?
-
A violência está presente no contexto escolar? Como?
-
Em que ações ela pode ser vista?
-
O que vocês acham da Violência na escola? Por quê?
Atividade
2
Neste
momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em
sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites
da internet reportagens que abordem o assunto de Violência no
Contexto Escolar.
Roteiro
de Pesquisa:
-
Título do artigo?
-
Qual e como foi o ato de violência?
-
Qual o motivo da agressão?
-
Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
-
Qual(is) a(s) Idade(s) do(s) agressor(es)?
-
Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s) agredida(s)?
-
Busque por pesquisas e informações que comprovem os altos índices de violência em muitas escolas do país.
-
Os gráficos ou números observados nas pesquisas utilizam uma amostra. Por que essa amostra pode ser considerada para as conclusões da pesquisa?
Abaixo
sugerimos alguns links de sites para a realização da pesquisa.
Sugestões
de links para a pesquisa
Figura
2: Reportagem do jornal “São Paulo Agora”
Quando
todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir
que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de
acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento,
o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência
relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o
ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma
pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o
ato violento etc.
Atividade
3
Dando
prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o
vídeo “Bullying” (Fig.3), com duração de 02 minutos e 07
segundos.
Link
do vídeo “Bullying”:
http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec&feature=related.
Acessado
em 21
dez
2016.
Figura
3: Imagem do vídeo “Bullying”
Sugestão:
O
professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e
apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que
todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em
seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo
abordado pelo vídeo. Para isto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro
de Discussão sobre o Vídeo:
-
O que vocês acharam do vídeo?
- Sobre o que foi tratado no vídeo? O que entenderam do que foi abordado neste?
-
Vocês conhecem alguém que já foi ou é vítima de Bullying?
-
E você, já foi vítima de Bullying? Se sim, como se sentiu?
-
Vocês já ouviram falar, em jornais, revistas entre outros, sobre violência contra o professor?
-
O que vocês acham quando alguém, por exemplo, um colega de sala, é mal educado com você mesmo, ou com o professor? Como você se sente quando isto acontece? E o professor, como deverá se sentir?
-
Faça uma pesquisa/enquete em algumas séries da escola, verificando que já sofreu ou presenciou bullying.
-
Com esses dados coletados, trate em percentual, por série, as respostas doa alunos.
-
Como podemos apresentar essas informações graficamente?
Observamos
que este é um importante momento, pois além de socializar as
informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam
esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituoso
possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a
oralidade, o senso crítico e argumentativo dos aluno
Atividade
4
Finalizando
a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem (Fig. 4)
abaixo.
Figura
4: Tirinha sobre violência contra o professor
Disponível:http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html.
Acessado
em: 31 dez
2016.
Observação:
Ressaltamos
que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor
ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em
seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre
a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que,
atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas
de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser
discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar
tais problemas no âmbito escolar.
Neste
sentido, sugerimos que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes
sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de
ocorrência, e as soluções que eles propõem para esta
problemática.
Sugestão
de Atividade:
O
professor poderá niciar a atividade perguntando aos alunos se eles
já ouviram, em algum momento, o termo “Bullying”. Desta forma,
quando todos tiverem manifestado as suas opiniões, o professor
deverá pedir para que os alunos em duplas leiam a reportagem (Fig.
5) abaixo:
Link
da reportagem “Bullying”:
Figura
5: Imagem do site Brasil escola
Sugestão:
Sugerimos
que o professor imprima a reportagem e distribua a mesma para cada
dupla, de forma que os alunos possam realizara atividade com maior
autonomia.
Em
seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor
deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:
Roteiro
de Discussão:
Após
a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente
oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e
como o mesmo pode ser praticado.
Recursos
Complementares
Os
links abaixo se referem ao conceito de Violência na escola:
Avaliação
A
avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É
importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos
compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto
escolar, bem como oque é Bullying (um tipo de violência comum no
ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática verificando também o nível de compreensão da informação gráfica e numérica pesquisada por eles. Além da capacidade de tratar esses dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seguidor, é um prazer em tê-los conosco. Deixe seu comentário.