sábado, 14 de janeiro de 2017

P15 - Atividades: Matemática/Multidisciplinar

Atividade 1
Dando prosseguimento as atividades, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra “Violência”.
Violência:
1. Qualidade de violento.
2. Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade.
3. Ação violenta.
4. Opressão, tirania.
5. Intensidade.
6. Veemência.
7. Irascibilidade.
8. Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa.
9. Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão. É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é afetada. Além disso, o professor poderá questionar os alunos em quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente observada (exemplos: família, escola etc.).
Desta forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
  • O que vocês acham da Violência no contexto escolar?
  • A violência está presente no contexto escolar? Como?
  • Em que ações ela pode ser vista?
  • O que vocês acham da Violência na escola? Por quê?
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites da internet reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.
Roteiro de Pesquisa:
  • Título do artigo?
  • Qual e como foi o ato de violência?
  • Qual o motivo da agressão?
  • Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
  • Qual(is) a(s) Idade(s) do(s) agressor(es)?
  • Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s) agredida(s)?
  • Busque por pesquisas e informações que comprovem os altos índices de violência em muitas escolas do país.
  • Os gráficos ou números observados nas pesquisas utilizam uma amostra. Por que essa amostra pode ser considerada para as conclusões da pesquisa?
Abaixo sugerimos alguns links de sites para a realização da pesquisa.
Sugestões de links para a pesquisa
Figura 2: Reportagem do jornal “São Paulo Agora”
Quando todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento, o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o ato violento etc.
Atividade 3
Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying” (Fig.3), com duração de 02 minutos e 07 segundos.
Link do vídeo “Bullying”: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec&feature=related. Acessado em 21 dez 2016.
Figura 3: Imagem do vídeo “Bullying”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo abordado pelo vídeo. Para isto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão sobre o Vídeo:
  • O que vocês acharam do vídeo?
  • Sobre o que foi tratado no vídeo? O que entenderam do que foi abordado neste?
  • Vocês conhecem alguém que já foi ou é vítima de Bullying?
  • E você, já foi vítima de Bullying? Se sim, como se sentiu?
  • Vocês já ouviram falar, em jornais, revistas entre outros, sobre violência contra o professor?
  • O que vocês acham quando alguém, por exemplo, um colega de sala, é mal educado com você mesmo, ou com o professor? Como você se sente quando isto acontece? E o professor, como deverá se sentir?
  • Faça uma pesquisa/enquete em algumas séries da escola, verificando que já sofreu ou presenciou bullying.
  • Com esses dados coletados, trate em percentual, por série, as respostas doa alunos.
  • Como podemos apresentar essas informações graficamente?

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituoso possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos aluno
Atividade 4
Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem (Fig. 4) abaixo.
Figura 4: Tirinha sobre violência contra o professor
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que, atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar tais problemas no âmbito escolar.
Neste sentido, sugerimos que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de ocorrência, e as soluções que eles propõem para esta problemática.
Sugestão de Atividade:
O professor poderá niciar a atividade perguntando aos alunos se eles já ouviram, em algum momento, o termo “Bullying”. Desta forma, quando todos tiverem manifestado as suas opiniões, o professor deverá pedir para que os alunos em duplas leiam a reportagem (Fig. 5) abaixo:
Link da reportagem “Bullying”:
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm. Acessado em: 28 dez 2016.
Figura 5: Imagem do site Brasil escola
Sugestão:
Sugerimos que o professor imprima a reportagem e distribua a mesma para cada dupla, de forma que os alunos possam realizara atividade com maior autonomia.
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:

Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.
Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto escolar, bem como oque é Bullying (um tipo de violência comum no ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática verificando também o nível de compreensão da informação gráfica e numérica pesquisada por eles. Além da capacidade de tratar esses dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidor, é um prazer em tê-los conosco. Deixe seu comentário.

Eu sou contra e você?

Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.... Frase de Mahatma Gandhi.

Bem-vindos!

Caminhar sem deixar desordem por onde passar, é mostrar que tem a sabedoria daqueles que serão sempre bem vindos ao retornarem.