sábado, 14 de janeiro de 2017

P14 - Atividades: História

HISTÓRIA 1
William convidou Suzana para passear. Conversaram um pouco, lancharam e William a convidou para ir a um motel, dizendo que ele tinha dinheiro para passarem algumas horas lá. Suzana disse que sim. Eles foram para o motel e começaram a se beijar. William começou a tirar sua roupa. Mas Suzana disse a ele que não queria transar. William ficou furioso. Disse a ela que havia gastado muito dinheiro com o quarto, e falou: “O que é que os meus amigos vão dizer?” Ele queria forçar uma barra para convencê-la.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5)Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9)Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 2
Susana tem um filho de 11 anos, Henrique, que é muito criativo e cheio de energia. Entretanto, ele está sempre tendo problemas na escola por uma coisa ou outra. O marido de Susana, João, geralmente a culpa pelo mau comportamento do filho, dizendo que ela gasta muito tempo em seu trabalho, quando deveria estar em casa, cuidando de Henrique. Um dia, Susana e seu marido entraram em uma discussão e ele bateu nela. Machucada e nervosa, Susana deu uns tapas em Henrique, dizendo que ele era um filho ingrato que só lhe trazia problemas.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5) Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 3
Maria namora Ricardo há poucos meses. Recentemente, Ricardo começou a questionar o seu comportamento. Ele sempre pergunta a Maria com quem ela conversa na aula, por que ela não estava em casa quando ele ligou e por que ela passa parte do seu dia conversando com suas amigas, quando poderia estar com ele. Maria tenta não dar muita atenção a estes comentários, mas ultimamente Ricardo tem falado de forma rude e muito nervoso. Tem xingado e gritado com ela nos corredores da escola e depois pede desculpas. Na noite passada, ele bateu nela. Ele diz que está chateado porque ele a ama, mas ela “o deixa louco” de ciúmes.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5)Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 4
Fernanda mal tinha começado o Ensino Médio quando conheceu João. Ele era diferente dos outros caras que ela já tinha conhecido. Foi o primeiro amor da vida dela e ela queria passar todo seu tempo livre com ele. Parou de sair com suas amigas e as suas notas caíram. Ela estava mentindo constantemente para seus pais sobre com quem estava e, por isso, não poderia vê-lo o tempo todo. Ele era muito ciumento e Fernanda não poderia ter nenhum amigo homem sem que ele ficasse com raiva. Depois de saírem por dois meses, eles começaram a brigar muito porque ela não queria transar com ele. Um dia eles tiveram uma briga feia e ele bateu nela.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5) Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
HISTÓRIA 5
Ana tem 21 anos de idade e mora numa cidade turística. No ano passado, ela conheceu um estrangeiro, banqueiro, com quem começou a namorar. Ela não contou sobre o namoro para sua família. Apesar de ser mais velho, ela gostava de sair com ele, especialmente quando ele levava para restaurantes caros e boates chiques. No fim de sua viagem, ele a convenceu a acompanhá-lo a seu país de origem. Ele prometeu que seria fácil conseguir um emprego, e Ana aceitou o convite. Depois de chegar lá, ele imediatamente pegou seu passaporte e mostrou-se extremamente controlador, e às vezes fisicamente agressivo. Ela também descobriu que ele não era banqueiro e que não tinha muito dinheiro. Ana se sentiu muito isolada, sem amigos ou família e sem conhecer a língua local. Ele a pressionou para trabalhar como stripper, um trabalho duro, e que incluía ofertas diárias para se prostituir.
Pontos para a discussão:
1) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.
2) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas.
3) Identificar decisões e/ou soluções para o caso.
4) Alguma pessoa, seja homem ou mulher, “merece” apanhar ou sofrer algum tipo de violência? Por quê?
5) Quais os diferentes tipos de violência apontados nas histórias? E em quais os contextos de ocorrência?
6) Introduza a ideia (a partir das definições levantadas pelo grupo) de que os atos de violência podem ser divididos em três categorias: física, emocional/ psicológica e sexual. Dessa forma, solicite que os grupos façam essas associações com as respectivas histórias apresentadas.
7) Existem violências que estão relacionadas ao sexo da pessoa? Qual o tipo de violência mais comum praticada contra as mulheres?
8) O que você aprendeu com esta atividade? Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
9) Descrever uma definição de violência, refletindo sobre o que isto significa para o grupo.

10) Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as consequências desvantajosas para o discriminado para cada uma das histórias propostas. Identificar decisões e/ou soluções para o caso.

P13 - Atividades: Multidisciplinar

Olá queridos!
Os links abaixo estão relacionados alguns links que lhes ajudarão e direcionarão na busca e pesquisa de conteúdos relacionado ao nosso tema, violência doméstica:
1. Leve os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que usem seus computadores.
2. Como introdução à temática, apresente aos alunos o vídeo "Violência, Comunidade e Escola”, da TV Escola, que mostra a questão da violência urbana.
O objetivo é sensibilizar os alunos para a violência em geral, focalizando posteriormente, para a violência de gênero.
Duração: 30 minutos.
Disponível em:
Terminada a apresentação do vídeo, dialogar com os alunos sobre a violência e suas consequências.Identifique com os alunos, neste momento, informações sobre a violência de gênero no vídeo (identificar a presença da violência urbana contra a mulher no vídeo, dados estatísticos no mundo e no Brasil etc.).




Na sequência, faça umbrainstorm (tempestade de ideias) a respeito de profissões de mulheres e profissões de homens. Escreva no quadro as seguintes palavras, formando duas colunas:


M U L H E R

H O M E M













2. Solicite que os alunos digam quais profissões são de mulher e quais são de homem. Ao final, com as duas colunas completas, pergunte aos alunos:
a. Existem profissões que são exclusivamente de mulheres? Quais?
b. Existem profissões que são exclusivamente de homens? Quais?
c. As mulheres são mais bem preparadas para algumas profissões? Por quê? E os homens, para quais profissões são melhores preparados?
d. Mulheres são mais vítimas de violência do que os homens? Por quê?

O objetivo é iniciar uma reflexão sobre as diferenças entre homens e mulheres por vezes impostas pela sociedade. Historicamente, a mulher tem sido submissa e subjugada pelas sociedades desde a Antiguidade. Na Grécia, por exemplo, mulheres não tinham participação na vida política da sociedade por não serem consideradas cidadãs. Até os dias de hoje, encontram-se, em várias sociedades (mulçumanos, palestinos, indianos etc.) mulheres em situação de submissão alvos de violência masculina (física, psicológica, sexual).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

P11 - Tapa na cara não Educa Não

Olá queridos!
Segue vídeo esclarecendo a cerca da violência domestica em crianças, adolescentes e mulheres.


P10 - Atividade

Olá queridos!
Atividade de reflexão para socialização e discussão em sala.


Violência doméstica: uma análise das questões jurídicas, institucionais e de gênero

Roteiro
* A ordem das atividades não foi estabelecida aleatoriamente, mas sim para servir de
sugestão para o professor.
* Sugere-se que estas atividades e este tema sejam trabalhados, após a classe estudar o tema “Gênero” também presente como conteúdo do site, uma vez que ao longo do texto base e das atividades mobilizamos questões de gênero que, idealmente, devem ser trabalhadas com os alunos anteriormente e mais profundamente.
Atividade 1
Breve descrição: Ler com os alunos matérias e separar dados que falam sobre violência doméstica e sobre a Lei Maria da Penha.
Objetivo: o objetivo é introduzir o tema de uma maneira que chame a atenção dos alunos, uma vez que isso será feito a partir de separação de dados matemáticos. Aintrodução do tema deve feito com vistas a estimular que os alunos expressem seus conhecimentos a respeitos. Além disso, o professor irá introduzir o panorama jurídico social, no qual a violência doméstica se encontrava antes da promulgação da Lei Maria da Penha.
Previsão de desenvolvimento: 25 minutos ( introdução ao tema)

P9 - Matemática no Combate a Violência Doméstica

Olá queridos!
Aqui segue link de dados levantados pela UFRS dando uma noção da violência em 2010, baseada na Lei Maria da  Penha.

P8 - Cartilha Violência Doméstica

Olá queridos!
Aqui disponibilizamos uma cartilha ilustrativa com dados  informativos sobre o combate e orientações sobre a violência no contexto brasileiro

P7 - Sugestão de Leituras

Olá queridos!
O trecho de texto abaixo é uma proposta de leitura para auxiliar no conhecimento, esclarecimento e desenvolvimento das atividades relacionadas a violência. 

A obra Leitura de imagens, de Lucia Santaella, propõe-se a ensinar a leitura de elementos não verbais que constroem o todo em imagens visuais. No livro ela apresenta a seguinte visão, que ao lermos uma imagem, "deveríamos ser capazes de desmembrá-la parte por parte, como se fosse um escrito, de lê-la em voz alta, de decodificá-la, como se decifra um código, e de traduzi-la, do mesmo modo que traduzimos textos de uma língua para outra" (p.12).

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

P6 - História em Quadrinhos

Qualquer situação da vida atual pode virá uma história em quadrinho, podemos narrar histórias divertidas, curiosas, mas também podemos fazer da diversão um momento de reflexão. No link abaixo vocês vão aprender um pouco como construir uma história em quadrinho, para a partir dai poderem inventar uma história emocionante sobre a violência domestica. Usem tudo os que foi lido e debatido sobre o tema. Bom trabalho.

P5 - Lei Maria da Penha



A Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso. Conheça um pouco mais sobre a história de Maria da Penha e como foi fomentar a Lei 11340/06. 

Essa história vai lhe inspirar para realizar a composição da música, para nossas atividades.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

P2 - Estatísticas Violência Contra Mulher

.

Ainda que outros dados apontem crescimento na taxa de homicídios.
Estatísticas aparentemente contraditórias. Enquanto o número de denuncias de casos de violência contra as mulheres só aumenta, a taxa de homicídios se mantém diretamente proporcional.
Quase 68 mil atendimentos, equivalentes a 12,23% do total, são relatos de violência.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

P1 - Eu escolho uma vida sem Violência. E você?

No Brasil, temos presenciado um sensacionalismo muito grande por parte dos meios de comunicação, principalmente os televisivos. Porém, esse tema não é exclusivo dos brasileiros exite a muito tempo.
Nos nossos lares a violência doméstica acontece contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, sendo que os agressores são os próprios familiares das vítimas em muitas das vezes.
Além do machismo e da desinformação social, um dos grandes fatores que favorecem a violência física, como os espancamentos, é a personalidade desestruturada para um convívio familiar do agressor, que não sabe lidar com pequenas frustrações que essas relações causam no decorrer do cotidiano.
Geralmente o perfil do agressor é caracterizado por autoritarismo, falta de paciência, irritabilidade, grosserias e xingamentos constantes, ou acompanhados de alcoolismo e uso de outras drogas.

Eu sou contra e você?

Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.... Frase de Mahatma Gandhi.

Bem-vindos!

Caminhar sem deixar desordem por onde passar, é mostrar que tem a sabedoria daqueles que serão sempre bem vindos ao retornarem.